O poder da sua aparência



Imagem é fundamental, seja para conquistas pessoais ou profissionais, o que você expressa através da sua aparência faz diferença. Diante disso, a contratação de uma consultoria de imagem é fundamental. Muito mais do que ter conhecimentos em moda, o especialista ajudará a construir um estilo que represente dentro da sua personalidade suas principais e melhores características. 
O mercado é vasto e os ganhos podem variar de R$ 200, a hora de um personal shoper, por exemplo, a R$ 1.500, a consultoria em uma empresa. Sophia Marins, consultora de imagem da “Power Couple” Taty Zatto e líder do City Circle Rio de Janeiro, que representa a Associação Internacional de Consultoras de Imagem (AICI), acredita que uma imagem vale sim, mais do que mil palavras. 
Você é formada em publicidade, correto?! Como você começou a sua carreira de consultora de imagem?
Sou formada em Comunicação Social e Imagem é Comunicação. Bacharel em Publicidade, onde já aprendia o que as cores transmitiam inconscientemente para a marca como o vermelho e amarelo do MC Donald’s por exemplo. Como é uma profissão nova, hoje vejo que sempre estudei “Imagem” sem saber. 

Para você qual a importância da consultoria de imagem?
Imagem é tudo. Quando você sai de casa, já comunica a todos muitas coisas sobre você sem falar absolutamente nada, chamamos de comunicação não verbal e depois disso tudo é analisado assim como a comunicação verbal, comportamento, ética, civilidade, respeito, tudo isso é inconscientemente subtraído pela mente e montando uma reputação sobre você.

Como surgiu a oportunidade de entrar para a AICI?!
Como no Brasil não temos a graduação de Consultoria de Imagem, a Associação Internacional de Consultores de Imagem nos ajuda a aprender cada vez mais, fazer networking no mercado e elevar o conhecimento e a credibilidade de cada Consultor de Imagem. Ali você encontra profissionais como você no mundo todo. 

Você passou pelo processo para conseguir a certificação reconhecida mundialmente. Como foi?
Não foi fácil, mas foi muito gratificante. O dia em que vi que passei em todos os requisitos pulei em casa de felicidade. É muita dedicação, estudo, disciplina e muito trabalho. Mas ser parabenizada por pessoas que criaram a Consultoria de Imagem do mundo todo, em sua super humildade e ser reconhecida por elas, realmente é a hora que você pensa: uau, valeu a pena.

O que você faz dentro da AICI?! Quais são suas responsabilidades?
Sou líder do City Circle Rio de Janeiro com mais duas consultoras: Karina Nunes e Priscilla Bello. O City Circle representa a AICI no Rio de Janeiro. Montamos a programação na cidade para Consultores de Imagem membro AICi e para não membros também. O objetivo sempre é elevar o conhecimento do consultor de imagem, além da união e networking para quem sabe um dia conseguirmos uma formação de verdade no Brasil.

Você vai escrever um livro, correto?! Me conta sobre esse trabalho?! Como surgiu a ideia? Será sobre qual tema?
Eu fiz um artigo científico sobre como a Imagem influência no mercado de trabalho, desde a entrevista de emprego, até se manter ou não dele. Comprovei no artigo que quase 90% das demissões no Brasil é devido ao comportamento inadequado, ou seja, Imagem. Esse comportamento pode ser na empresa, fora da empresa ou até mesmo na internet. Comprovei também que é “Legal”, ou seja, é permitido por lei essa demissão, pois os 13 itens de demissão por justa causa entram no universo da Imagem Pessoal. Acredito que no futuro a solução para isso, seria uma matéria no último período de todos os cursos de graduação sobre “Gestão de Imagem Profissional”, só assim os profissionais sairão preparados. Fui chamada para escrever sobre isso dentro de um livro de RH que o lançamento está previsto para final de 2019.

Algo mais sobre a sua carreira que você queira nos contar?
Todo lugar que passo tento plantar uma sementinha para conscientizar a importância da nossa profissão. Muitas pessoas acham que é Moda e muitas adolescentes saem do segundo grau querendo ser consultoras de Imagem e escolhem fazer Moda. Na verdade, a Moda é um pontinho estratégico dentro do universo da Imagem Pessoal. Estou com alguns projetos de implantar a graduação no Brasil. Essa profissão nova (pois quantas profissões temos o prazer de ter as pessoas que criaram vivas ainda?). Apesar de nova, não para de crescer e o Brasil necessita muito dessa nova profissão. Muitas vezes em uma entrevista de emprego, uma pessoa é escolhida devido a ter o comportamento mais acessível do que aquelas que transmitem mentes fechadas, é muito mais fácil fazer cursos e treinamentos técnicos a alguém que não tem conhecimento técnico do que mudar o comportamento difícil de um profissional. Assim como em uma entrevista de emprego, se não estiver adequada na comunicação do seu vestuário, o entrevistador pode automaticamente bloquear tudo que você vai falar, mesmo com muito conteúdo. Se conseguirmos implementar nos últimos períodos de todos os cursos de graduação “Gestão de Imagem Profissional”, já vejo muitas melhorias para o mercado de trabalho no Brasil.

Foto: Taiza Guimarães

Postar um comentário

0 Comentários