Spotify mostra que 2017 foi o ano da música nacional


Alok, primeiro brasileiro a aparecer no Spotify Top 50 Global, também cravou a marca de artista brasileiro mais ouvido em todo mundo

O Spotify divulga hoje o Flashback 2017, as listas lançadas anualmente com o que mais bombou no mundo da música: o que fez de 2017 um ano incrível para os fãs de música.

O Year in Music Spotify é verde e amarelo. O brasileiro está, cada mais, curtindo sucessos nacionais - já que 19 dos 20 artistas mais ouvidos do País nasceram em terras tupiniquins, dividindo a lista apenas com o furacão Ed Sheeran. Como se isso não bastasse, das 20 faixas mais executadas, 17 são brasileiras, sendo 7 hits sertanejos, 6 sucessos do funk, 2 de música eletrônica e 2 de pop. Matheus e Kauan, Henrique & Juliano e Marília Mendonça formam o pódio dos cantores mais executados: todos sertanejos.

O DJ Alok, primeiro brasileiro a figurar entre os Top 50 artistas globais no Spotify, cravou a marca de artista brasileiro mais ouvido em todo o mundo durante o ano de 2017. Atrás apenas de Shape of you (Ed Sheeran), seu hit Hear me Now foi a faixa brasileira com mais streamings por aqui, seguida por Vidinha de Balada, de Henrique & Juliano, fechando o Top3.

“Foi de fato o ano da música brasileira no Spotify Brasil. Diferente do que observámos anteriormente, 2017 marcou essa virada no hábito do brasileiro. Impulsionados pela facilidade de descoberta e compartilhamento de música, vimos sertanejo, funk e música eletrônica locais bombando”, diz Roberta Pate, Gerente de Relacionamento entre Artistas e Gravadoras do Spotify para América Latina e Estados Unidos hispânico.

Ed Sheeran mantém reinado

O britânico Ed Sheeran foi o artista mais ouvido em 2017, mantendo posto do ano passado, com mais de 45 milhões de ouvintes mensais. Seu álbum ÷ (Divide) também foi o mais executado em todo o mundo, com mais de 3.1 bilhões de streamings e o hit Shape of you fecha a tríade vencedora, como a música #1 global com mais de 45 milhões de ouvintes.

“Ed Sheeran reinou absoluto este ano com o lançamento de seu álbum ÷ (Divide)” diz Stefan Blom, Spotify’s Chief Content Officer. “Não temos dúvida que 2017 foi o ano de Ed Sheeran e nos emociona o fato de milhões de fãs terem descoberto, ouvido e compartilhado sua música no Spotify. Parabéns Ed”, complementa Stefan.


E o que vem por aí?

Na análise de indicadores, a partir do que observamos no Spotify em 2017, é possível apostar na mistura de gêneros como uma grande tendência para o próximo ano.

“Vimos canções como “Você Partiu meu coração”, que mistura funk brasileiro com sertanejo e “Despacito”, grande sucesso de reggaeton e música urbana latina, entre as 10 mais ouvidas no Brasil, além de outros exemplos que trazem uma clara mistura de gêneros, um verdadeiro intercâmbio musical” mostra Roberta.  “Se tivermos que apostar em algo para 2018, será certamente em mais combinações como essas” finaliza.

Confira em spotify.com/2017 os rankings detalhados do ano, além das tendências musicais, top playlists 2017, playlists Year in Music, vídeos e mais.

Além das principais listas do Spotify Year in Music você pode conhecer sua própria playlist personalizada com suas canções e artistas mais ouvidos, acessando 2017wrapped.com.

Spotify Year in Music Brasil 2017


1.   Matheus & Kauan
2.   Jorge & Mateus
3.   Henrique & Juliano
4.   Marília Mendonça
5.   Wesley Safadão
6.   Ed Sheeran
7.   Alok
8.   Maiara & Maraisa
9.   Henrique & Diego
10.  MC Kevinho


Top 10 Álbuns

1.   Na Praia 2 - Matheus & Kauan
2.   Como Sempre Feito Nunca (Ao Vivo) - Jorge & Mateus
3.   Realidade (Ao Vivo em Manaus) - Marília Mendonça
4.   Marília Mendonça Ao Vivo – Marília Mendonça
5.   O Céu Explica Tudo (Ao Vivo) - Henrique & Juliano
6.   Anavitória – Anavitória
7.   ÷ (Divide) – Ed Sheeran
8.   Vai Passar Mal – Pabllo Vitar
9.   Ao Vivo em Goiânia – Maiara & Maraisa
10.  Na Praia - Matheus & Kauan


1.   Shape of You – Ed Sheeran
2.   Hear me Now – Alok
3.   Vidinha de Balada (Ao Vivo) – Henrique & Juliano
4.   Te assumi pro Brasil (Ao Vivo) - Matheus & Kauan
5.   Sua Cara (feat Anitta & Pabllo Vitar) – Major Lazer
6.   K.O. - Pabllo Vitar
7.   Você Partiu Meu Coração – Nego do Borel
8.   Loka – Simone & Simaria
9.   Despacito (Remix) – Luis Fonsi
10.  Raspão (Ao Vivo) – Henrique & Diego


As mais ouvidas por gênero em 2017
O Spotify preparou playlists com faixas mais consumidas por cada gênero neste ano no Brasil


Spotify Year in Music Global 2017


Ed Sheeran foi o artista mais ouvido no mundo, com cerca de 6.3 bilhões de streamings este ano, desbancando Drake, que esteve no topo em 2015 e 2016. Na verdade, Drake é o único artista que vem do top 5 do ano passado, e se une a Ed Sheeran, The Weeknd, Kendrick Lamar e The Chainsmokers no topo da lista de 2017.


Pelo terceiro ano no páreo, Rihanna leva para casa o título de artista feminina mais tocada, continuando seu reinado no top 5. As estrelas do pop Taylor Swift, Selena Gomez, Ariana Grande e Sia completam o top 5.


Ed Sheeran naturalmente domina a lista Artista Masculino Mais Ouvido, mas pela primeira vez nós vemos Daddy Yankee disputando um lugar na lista


Artistas revelação
2017 foi um grande ano para artistas de banda engatarem suas carreiras solo. Camila Cabello, Harry Styles e Liam Payne partiram para a carreira solo e alcançaram por conta própria o Top 3 artistas revelação do ano. Os rappers Lil Pump and Trippie Red completam a lista.


Neste ano, a colaboração do Coldplay com The Chainsmokers em ‘Something Just Like This’ os levou para o topo da lista das bandas, seguido por Imagine Dragons trazend ‘Thunder’ com Maroon 5, Linkin Park e Migos fechando a lista.


A música ‘Shape of you’ de Ed Sheeran ultrapassou ‘One dance’, de Drake, se tornando a música mais popular da história do Spotify com 1,4 bilhão de plays.  


Álbuns mais ouvidos
Após lançar ÷ (Divide) em março, o álbum de Ed Sheeran acumulou cerca de 3.1 bilhões de acessos no Spotify, tornando-se o álbum mais ouvido do ano.



O dia mais musical de 2017
13 de junho de 2017 (mensurado pela maioria dos acessos por usuário)
Gêneros em ascensão 2017:



Postar um comentário

0 Comentários