Projeto Caetanear promove palestra e mostra de filmes gratuitos sobre obra de Caetano Veloso

Foto: Divulgação

O projeto Caetanear promove gratuitamente nesta terça-feira (12), a terceira edição do ciclo de palestras “Outras Palavras”, na Casa Rosada (Barris) e mostra de filmes sobre a obra de Caetano Veloso na Sala Walter da Silveira (Biblioteca dos Barris).

A última edição do “Outras Palavras” será ministrada pelo escritor, cineasta e jornalista Raul Moreira, que irá abordar a obra de Caetano Veloso e Gregório de Mattos, além das suas contribuições com a composição ‘Triste Bahia’, analisando aspectos a partir dos quais as respectivas obras e o viver dos dois artistas convergem. O evento será realizado a partir das 19h, na Casa Rosada (Barris) e contará ainda com performance artística e karaokê para interação do público.

Na apresentação "Caetano Veloso e Gregório de Mattos: aportes sobre tempos regidos por uma ‘Triste Bahia’", Raul Moreira fala sobre a importância das obras do escritor e compositor, cada um em sua vertente, responsáveis pela construção e afirmação em tempos históricos e míticos distintos de diversas camadas que constituem o imaginário da Bahia, principalmente de Salvador e do Recôncavo.

Em pleno AI-5, no final dos anos 1968, justamente no período em que lançou Gregório de Matos – Obra Poética, em sete volumes, James Amado afirmou que o então jovem Caetano Veloso era a encarnação de Gregório de Mattos, que ficou conhecido pela alcunha de “Boca do Inferno”. Quatro anos depois, o tropicalista de Santo Amaro, exilado em Londres, lança o LP Transa, considerado uma obra-prima na qual destaca-se “Triste Bahia”, baseada no famoso soneto do poeta barroco.

Ainda no mesmo dia, às 18h, será realizada a abertura da mostra de filmes sobre a obra de Caetano Veloso, na Sala Walter da Silveira (Biblioteca dos Barris). A mostra segue nos dias 13 e 14, às 17h e 19h. As sessões são gratuitas, com classificação de 14 anos.

Serão exibidos os curtas resultantes da Oficina Cinema Transcendental, que integra o projeto, e também filmes relacionados à obra de Caetano Veloso e movimentos culturais de seu tempo. Dentre os curtas produzidos durante o Caetanear serão exibidos “Oroboro”, “Um por Um” e “Bandeira Branca Enfiada em Pau Forte”, este último tem como inspiração o poema “Triste Bahia”.



Serviço:

Outras Palavras com Raul Moreira

“Caetano Veloso e Gregório de Mattos: aportes sobre tempos regidos por uma ‘Triste Bahia’” com Raul Moreira + performance e karaokê

Data: 12 de março

Horário: 19h

Local: Casa Rosada (Tv. dos Barris, 30 – Barris)

Gratuito



Mostra de filmes Caetanear

Filmes sobre a obra de Caetano Veloso

12/3 às 18h

13 e 14/3 às 17h e 19h

Local: Sala Walter da Silveira (Rua General Labatut, 27, Subsolo da Biblioteca dos Barris)

Classificação: 14 anos

Gratuito


Postar um comentário

0 Comentários