Videoclipe tem participações de Miss Fya, KL Jay e Rael
YouTube.com/KLJAY
Uma ode àquele que matou um pássaro ontem com uma pedra que atirou hoje, à quem come primeiro, à articulação, movimento, ao ir e vir e à troca.
'Não Assusta' é o single que fecha o ano de 2024 da KL Música, com Jota Ghetto agradecendo ao mais humano dos orixás, Exú, obviamente o que mais se assemelha com o Hip-Hop, desde que visto como cultura e movimento preto de rua. É ele quem transporta as mensagens, assim como o Rap fez e faz. E Jota não vem sozinho.
A mc, cantora e musicista Miss Fya é quem dá o tom, curiosamente sendo do dueto, a mais nova, é quem vem trazendo o ontem, os fundamentos quando diz que "só paro quando a herança dos guerreiros de Aruanda forem bem mais espalhadas que as cenas de Wakanda", enaltecendo pretos velhos, termos originados em idiomas de países de África, enquanto Jota Ghetto, sendo o mais velho, é quem traz o hoje, tratando aspectos atuais, como a omissão da história da África no presente sistema de ensino, ambiente onde estão ou deveriam estar a juventude preta, a mesma que é presente nas redes sociais, utilizando filtros que afinam seus narizes, comparando ao nariz de Jesus Cristo, alterado em pinturas europeias, naturalizando eficientemente o embranquecimento e esquecimento das culturas pretas e religiões de matriz africana.
O instrumental dessa bala é por conta de Trevis, responsável também pela captação das vozes no estúdio Selo Fértil, , em meados de 2021 e mixado/masterizado por Base MC no Refugiáudio.
Para aqueles que ainda tem medo, ou acham que Exu "é o demônio", lamentamos, pois é um som "beeem loco", como já bem disse. DJ KL Jay, e como a própria Miss Fya rima em 'Não Assusta': "e se soubessem o fundamento do terreiro, não teriam mais coragem de dizer que ainda são contra".Laroyê.
0 Comentários