Foto: @claytonvasconcelos |
A origem do povo negro é o tema da nova música de Edi Rock em parceria com MC Pedrinho. Intitulada “De Onde Eu Venho”, a faixa sai pela Som Livre nesta terça-feira (20), dia em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, e já está disponível nas plataformas digitais. A música, que mistura rap e funk, é do próprio Pedrinho e tem produção de DJ Kalfani, filho do KL Jay, e DJ Cuca. O clipe, que pode ser assistido no canal de Edi no YouTube - foi gravado em Salvador (BA), em pontos significativos da cidade para a história afrodescendente, e também na Vila Maria, em São Paulo, onde MC Pedrinho nasceu.
A mensagem que a música passa não é novidade, mas deve ser sempre relembrada, segundo Edi: “As minhas expectativas são as melhores com essa parceria, por ser uma música atual e contemporânea. A minha intenção é fazer com que a nova geração ouça o que eu tenho para falar, pois a mensagem não pode parar, nem pode deixar de ser dita. Você só sabe aonde você vai, quando sabe de onde você veio. E acho que não tem ocasião melhor do que o mês e dia da consciência negra para iniciar, novamente, essa reflexão”.
“De geração a geração necessitamos falar as mesmas coisas, como se fosse uma escola com a mesma aula e a mesma matéria. A matéria em questão seria sobre raízes, de quem somos e que não podemos esquecer de onde viemos. Foram esses questionamentos que eu fiz quando escutei a música pela primeira vez. A faixa me conquistou pela base, que é atual, e pelo refrão. E eu me fiz essa pergunta: ‘de onde você veio, Edi Rock?’. E fui em busca da minha resposta”, reflete o rapper. “Não, eu não venho da quebrada, eu sou além disso. Eu venho dos meus pais e meus pais são do Nordeste. Eu fui ao Nordeste para procurar minhas origens e, não, não é apenas o Nordeste. De onde vieram os meus ancestrais? Eles vieram da África e, na verdade, todos nós viemos de lá de alguma forma. Foi aí que eu percebi que isso precisa ser repensado: as nossas raízes, ideológicas, de protesto, de superação, de motivação. Principalmente, no momento que estamos atravessando no país”, completa
O lançamento vem acompanhado de um hotsite, criado em parceria com o escritor Ale Santos, que ficou conhecido por construir narrativas sobre o povo negro no Twitter (@SavageFiction). Considerado um novo embaixador da causa, Ale vai trazer para cada estrofe da letra da música um fato histórico, fazendo uma relação ainda mais estreita entre a música e o temática da origem negra. O conteúdo também vai estar disponível em formato canvas no Facebook.
0 Comentários